5 dicas de como fazer promoção no e-commerce

Terca-Feira, 12 de Junho de 2018

.

Realizar uma promoção no e-commerce da sua empresa pode ajudar seu negócio a crescer por meio do aumento nas vendas. Porém, embora pareça algo simples (uma questão de conceder descontos ou realizar ofertas pontuais), mas para ter sucesso é preciso planejar bem suas abordagens promocionais.

É necessário estruturar desde a concepção das ações adotadas até a forma com que os produtos serão enviados para os clientes. Além disso, estratégias promocionais precisam levar em conta os hábitos de consumo do público, a situação financeira dos consumidores, as datas festivas, entre outros fatores para que tenham maior êxito.

Pensando nisso, separamos 5 dicas que ajudam a organizar melhor as promoções na sua loja virtual e a aprimorar a presença online do seu negócio. Confira!

1- Tenha objetivos claros, com possibilidades de mensuração

O primeiro passo para ser bem-sucedido é indicar objetivos claros para a ação promocional. Afinal, é preciso estabelecer bem o que você e sua empresa almejam para orientar as atividades e mensurar os resultados. Para conseguir definir seus propósitos, analise essas questões:

– Deseja atrair mais clientes para seu comércio eletrônico para realizar mais vendas? Se sim, planejar ofertas e descontos diretos pode trazer bons resultados. Também deverá monitorar as conversões para verificar se elas foram efetivas;
– Quer fidelizar clientes? Nesse caso, você pode conceder descontos exclusivos, brindes ou prêmios para um grupo específico dentro de seu público-alvo. Utilize indicadores como a taxa de recompra para avaliar se os consumidores desejados se tornaram fiéis à marca;
– Quer aumentar sua base de cadastros de leads para ações futuras? Enviar cupons e condicionar descontos ao cadastro de e-mails ou ao preenchimento de landing pages são ações que contribuem para isso. Para medir resultados, basta comparar o número de cadastros obtidos com o esperado;
– Quer coletar informações por meio de questionários? Envie os formulários e dê descontos para quem preenchê-los. Aqui ainda é possível mensurar os resultados com base na quantidade de pesquisas respondidas.

2- Aproveite datas comemorativas

Datas comemorativas costumam aumentar as vendas dos e-commerces, especialmente quando acompanhadas de feriados e de certa tradição social, religiosa ou familiar. Entre as principais, destacamos:

– Natal;
– Dias dos Namorados;
– Dia das Mães;
– Dia das Crianças;
– Dia dos Pais.

A Páscoa e as festividades juninas também conseguem gerar bons negócios para segmentos mais específicos do mercado. Além dessas épocas mais convencionais, existem datas especiais que surgiram nos últimos anos e que estão gerando grandes oportunidades de negócios.

Uma delas é a Black Friday, que ocorre na última sexta-feira de novembro e é marcada por grandes descontos e muitas promoções. Ela se tornou tão esperada, que, em 2017, antes da data, 3 em cada 10 brasileiros pretendiam fazer compras nesse dia. Sua extensão, a Cyber Monday, também costuma gerar boas vendas.

Além dessas, há datas especiais para nichos específicos do mercado, como o Dia do Leitor (7 de janeiro) e o Dia do Orgulho Nerd (25 de maio). Nessas ocasiões, o e-commerce pode fazer promoções especiais para pessoas que fazem parte desses grupos ou têm hobbies relacionados, podendo, até mesmo, aproveitar eventos realizados por eles.

Não são apenas lojas virtuais de games, softwares ou de livros que podem aproveitar essas datas. Quem vende camisetas, acessórios, brinquedos e outros itens que podem ser customizados com os temas dessas datas também consegue se beneficiar delas.

3- Pense na logística do negócio

Um dos pontos que exigem maior atenção por parte dos e-commerces é a logística, especialmente durante ações promocionais. Com a elevação das vendas, aumentam as chances de atrasos, avariais em produtos e extravios de mercadorias.

Para não ter problemas nesse campo, é fundamental montar um planejamento estratégico que dê suporte à elevação das vendas e que esteja alinhado com os seus fornecedores.

Atualmente, está crescendo o comportamento omnichannel, definido pela possibilidade de os clientes se relacionarem com as empresas em múltiplos canais. Por exemplo, um consumidor pode pesquisar algo na loja física do negócio e depois concluir a compra no e-commerce.

Ele também pode conversar com um atendente no meio virtual e adquirir o produto desejado no estabelecimento físico. As possibilidades de interações são vastas.

Nesse caso, você pode usar sua logística como um diferencial para esses clientes. Por exemplo, é possível permitir que os clientes comprem pela sua loja virtual e retirem seus produtos na sua loja física (caso tenha uma).

4- Defina um prazo de duração

É importante que suas campanhas promocionais tenham um tempo determinado de duração. Isso é necessário não só para se ter um controle mais preciso dos resultados, como para desenvolver uma sensação de urgência entre os consumidores. Desse modo, você poderá despertar o desejo de compra entre eles “antes que as promoções acabem”.

Em resumo, o prazo de duração ajuda a tornar ofertas, descontos e outras ações mais “irresistíveis”, colaborando para o aumento nas conversões. Isso pode ser potencializado caso as ofertas sejam voltadas para a compra de dois ou mais itens, ou seja, ao conceder descontos para quem adquirir pacotes de produtos.

Além disso, é possível dar itens adicionais na compra de determinadas mercadorias, como se fossem brindes. Por exemplo, quem comprou um celular pode ganhar uma capa, enquanto quem adquirir livros recebe gratuitamente marcadores de páginas ou pôster. As possibilidades são inúmeras! Só se lembre de estabelecer um período para a vigência da ação.

5- Divulgue nos canais certos

Suas estratégias de marketing promocional devem ser aplicadas nos meios mais adequados para o seu público e, especialmente, para suas personas. Por exemplo, se você pretende impactar executivos e gestores, o envio de ofertas por e-mail marketing pode gerar bons retornos.

Também é interessante pagar por anúncios em sites, blogs e redes sociais voltados para esse público.

Colocar em prática as dicas acima pode aprimorar qualquer atividade de promoção no e-commerce da sua empresa, contribuindo para o seu crescimento no meio online. Porém, lembre-se de empregar o marketing promocional em conjunto com outras abordagens, como marketing de conteúdo, Inbound Marketing, marketing de fidelidade etc. Dessa forma, poderá potencializar ainda mais os resultados de suas ações digitais de divulgação.


Artigo por:

Gustavo Chapchap


Em:​​​​​ 

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/5-dicas-de-como-fazer-promocao-no-e-commerce/


Assine nossa Newsletter

Fique por dentro do que acontece na Branvo através dos nossos informativos de e-mail.



© 2018, Branvo Pagamentos S.A., CNPJ 29.458.058/0001-65, Garibaldi - Rio Grande do Sul - Brasil